Atendimento de Estresse Pós Traumático Online

O estudo piloto que inspirou este post avaliou o uso de smartphones no cuidado de portadores de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). A metodologia foi utilizada para casos com dificuldades de realizar psicoterapia pessoalmente por limitações geográficas.

A possibilidade de realizar esse tipo de atendimento on-line, bem como os resultados clínicos dessa modalidade de intervenção foram os alvos desse estudo. Como resultado  foi observada a redução de sintomas de Estresse Pós-Tramático (TEPT) nos pacientes que completaram o programa via teleconferência, embora com uma performance diferente dos tratamentos presenciais em termos de linguagem.

Outro estudo similar realizado em 2010, com veteranos de guerra portadores de  TEPT e tratados com prolongada exposição à terapia via Telessaúde, também ja demonstrava a redução de sintomas através desse tipo de intervenção. Além disso, problematizou essa modalidade de tratamento considerando a segurança do paciente.

De um jeito outro de outro parece que os recursos online tem sido cada vez mais usados como uma carta na manga importante no cuidado de certos grupos. Assim, há que se discutir e buscar evidências considerando tanto as habilidades de quem cuida com as necessidades de quem é cuidado.

Referências

Face-to-Face but not in the Same Place: Pilot Study of Prolonged Exposure Therapy. (2016)

A pilot study of prolonged exposure therapy for posttraumatic stress disorder delivered via telehealth technology. (2010)

 

Anúncios

Publicado por

Karen Karenina

Psicóloga, especialista em Psicologia Oncológica- INCa, especialista em Psicologia Médica - UERJ, Mestre em Estudos Femininos- Paris8, Doutora em Ciências - Faculdade de Ciências Médicas-UERJ, Membro do Comitê Moviment for Global Mental Health/ MGMH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s