Educação para o Cuidado Emocional

projetos em construção…

A educação para o cuidado emocional tem sido considerada cada vez mais importante no mundo atual, seja por aspectos relacionais ou até mesmo econômicos.

A prevalencia dos problemas de saúde mental como ansiedade, depressão e as situações traumáticas em situações de violência são cada vez mais comuns. Diante disso a sociedade em diferentes grupos tem se visto obrigada a pensar na relevância desse tipo de cuidado.

O impacto nas relações de trabalho nos países desenvolvidos é tão grande que muito se tem pensado e trabalhado para diminuir o impacto do mundo atual na saúde mental dos indivíduos e grupos.

O Banco Mundial atento a isso criou um indicador chamado Anos e Dias de vida perdidos para avaliar isso e considera a depressão como um dos processos de adoecimento mais comuns nesse sentido. O video do psiquiatra Vickram Patel compartilhado aqui explica muito bem porque e apresenta um movimento mundial chamado saúde mental global que considera que não há saúde sem saúde mental.

Como cuidar disso tem sido um desafio no cotidiano atual parece: ansiedade, depressão e estresse, assim como o uso abusivo de medicações para dormir são um alerta.

A educação para o cuidado emocional pode ser um passo a frente para o combate disso.

Pesquisadores do mundo todo tem se preocupado em avaliar como fazer isso em diferentes situações e contexto.

Aqui a Educação para o cuidado emocional será apresentada considerando essa perspectiva realista da tensão entre as necessidades do homem hoje e seus limites.

Como cuidar disso a fim de enfrentar os problemas que se acumulam fortalecidamente?

é uma das perguntas que aqui nos ajuda filtrar os compartilhamentos e postagens.